29 de jan. de 2010

Atenção! Prédio do BNDES comprova que e$pigão abre perigoso precendente!

O blog Salve a Lapa! tem comentado que o e$pigão da Eletrobrás não é apenas um atentado ao Corredor Cultural e um acinte à paisagem da Lapa motivado por interesses imobiliários. Ele é também um perigoso precedente.

Pois essa tese já se comprova. Não foi preciso esperar muito. O BNDES já está cogitando construir prédio anexo ao que já possui na mesma região.

Informa o jornal O GLOBO que a Câmara de Vereadores debaterá na volta do recesso, em fevereiro, uma nova proposta do prefeito Eduardo Paes para alterar as regras de construção no Corredor Cultural do Centro.

Desta vez, o projeto de lei complementar 31/2009 propõe elevar, de 12,5 metros (o equivalente a três andares) para 42 metros (14), o gabarito de um terreno do BNDES, em aclive, na Avenida República do Paraguai.

A medida permitiria erguer um anexo na lateral do Morro de Santo Antônio, onde há duas construções remanescentes do período colonial e tombadas pelo seu interesse histórico e cultural: o Convento de Santo Antônio e a Igreja de São Francisco da Penitência.

Não se pode dizer ainda com certeza que o prédio do BNDES é um absurdo do tamanho do e$pigão, porém, o projeto deve ser observado bem de perto pela população. Deve também ser fiscalizado pela Câmara de Vereadores, embora já não se saiba, infelizmente, se a Câmara privilegia em sua maioria o cidadão ou os interesses dos amigos do Prefeito.

Curiosamente, a questão do prédio anexo do BNDES não comprova apenas a tese do Salve a Lapa! de que o e$pigão abre precedente perigoso. Confirma também que, como defende o nosso Movimento, a Zona Portuária deveria ser a alternativa.

O presidente do BNDES, Luciano Coutinho, disse ontem que o anexo da instituição poderá ser erguido na Zona Portuária, levando em conta o interesse da cidade. Isso demonstra que, como prega o Salve a Lapa!, é mais interessante para o Rio que estes prédios auxiliem na revitalização da região do Porto.

De qualquer forma, OLHO NO E$PIGÃO 2!

O E$PIGÃO DA ELETROBRÁS JÁ ESTÁ GERANDO SUAS PREVISTAS E NOCIVAS CONSEQUÊNCIAS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário