8 de fev. de 2010

E$pigão: MP está investigando, Iphan não deu autorização e Conselho de tombamento revê posição


O Movimento Salve a Lapa!, juntamente com outras organizações e ícones da sociedade civil, está conseguindo trazer à tona o debate acerca do e$pigão da Eletrobrás na Lapa.

- Por que uma autorização da Prefeitura para a construção de tantos andares no apagar das luzes de 2009?

- Por que ao lado dos Arcos da Lapa?

- Por que o apoio efusivo ao projeto do Governador Sérgio Cabral e do Prefeito Eduardo Paes?

- Por que não na Área Portuária, que precisa mesmo ser revitalizada?

- Por que um prédio com mais salas do que os funcionários da Eletrobrás poderiam ocupar?

São perguntas que não querem calar e que agora, devido à luta dos que são contrários ao e$pigão idealizado pela especulação imobiliária, são proferidas por todos.

O jornal O Estado de São Paulo informou, recentemente, que
"o Ministério Público do Estado do Rio abriu inquérito civil para apurar se a construção de um prédio de 133 metros e 44 andares, que abrigaria a nova sede da Eletrobrás, representa danos ao conjunto arquitetônico, paisagístico e cultural do bairro da Lapa, no centro do Rio. "

Já o Conselho Estadual de Tombamento dedidiu reconsiderar seu posicionamento a respeito do e$pigão. Foi esclarecido que não houve a aprovação do projeto pelo órgão, contrariando o que tem sido divulgado pela Prefeitura na imprensa.

Da mesma forma o IPHAN admitiu que não há nenhum parecer formal com relação ao e$pigão. Não nenhuma documentação da instituição que traga autorização expressa para a obra.

Sendo assim, é possível concluir três coisas:

Em primeiro lugar, a Prefeitura induziu os cariocas e os vereadores ao erro quando afirmou que órgãos como o Conselho de Tombamento e o Iphan já haviam autorizado o e$pigão. Conversas preliminares foram transformadas, maliciosamente, em concordâncias. Uma vergonha e um desrespeito!

Em segundo lugar, aqueles que estavam querendo aprovar e construir o e$pigão na surdina não conseguiram seu intento. O barulho da sociedade civil e deste Salve a Lapa! trouxe o debate para os holofotes e agora até mesmo o Ministério Público quer explicações sobre o caso.

Por fim, é importante frisar que a luta continua, embora os protestos do Salve a Lapa! e de outros tenham surtido efeito, fazendo com que esteja sendo dito um sonoro PARE! ao Prefeito Eduardo Paes, à Prefeitura e aos defensores especuladores do e$pigão!

O Salve a Lapa! estará presente nesta luta!

Não ao e$pigão interesseiro da Eletrobras! Sim à cultura e à história do Rio!

Nenhum comentário:

Postar um comentário